Produtores

Holofotes no produtor: Quinta do Poldrado

Situada na freguesia de Anelhe, concelho de Chaves, a Quinta do Poldrado é uma das mais antigas quintas de toda a região de Trás-os-Montes com uma idade superior a 200 anos.

Visitámos a Quinta do Poldrado numa agradável tarde de Abril onde pudemos comprovar que a encosta de Anelhe possui vinhas centenárias que dão origem a vinhos de reconhecida qualidade. Esta propriedade terá sido, em tempos, uma das maiores da região na produção de vinho como comprovam os seus enormes lagares de granito e as suas condutas que serviam para a trasfega do vinho entre os lagares e os toneis.

A cultura do vinho na região de Trás-os-Montes é milenar, estimando-se que se produza vinho nesta região há mais de 2.000 anos, sendo prova disso os lagares cavados em rochas existentes em diversos locais da região transmontana, comprovando assim toda a sua antiguidade que remonta ao tempo dos romanos.

A história da Quinta do Poldrado diz-nos que pertenceu a altos nobres da região com ligações à Casa Real, donos também de emblemáticos solares espalhados por várias localidades como o Solar da Boaventura e a Casa do Arco, em Carrazedo, ou Casa do Cerrado, em Montalegre, entre outras quintas.

O nome da propriedade vem da existência de um Poldrado (ponte pedonal artesanal) numa das extremidades da quinta que servia de passagem sobre o rio Tâmega entre as freguesias de Anelhe e Vidago, sendo que esta teria sido a primeira ponte no local e de enorme importância para as gentes locais.

Nas vinhas da Quinta do Poldrado é possível encontrar castas como Touriga Nacional, Bastardo, Syrah, Malvasia Fina, Viosinho, Arinto, Fernão Pires e parcelas centenárias em field blend.

Os vinhos da Quinta do Poldrado aliam a tradição à inovação, sendo feitos de forma tradicional com pisa a pé nos centenários lagares de granito aliando toda a tradição aos mais altos parâmetros de qualidade da enologia possibilitando assim a elaboração de excelentes vinhos.