Produtores

Holofotes no produtor: Filipe Palhoça Vinhos

Começou há mais de 70 anos a história de uma empresa que faz jus ao seu slogan “apaixonados pela vinha”. Mas a história da Filipe Palhoça Vinhos não é apenas a história de uma empresa, é a história de uma família que soube passar, geração após geração, este amor umbilical.

Tudo começou em 1950, quando Filipe Jorge Palhoça fundou esta empresa familiar, na zona de Palmela, com origem numa pequena adega pertencente a seu pai, João Loureiro Palhoça.

Desde tenra idade apaixonado pela viticultura, Filipe Palhoça conseguiu, com trabalho e dedicação, adquirir várias propriedades e esteve, ao longo de décadas, orientado para a venda à porta da adega.

A qualidade dos vinhos conquistou o coração de clientes fiéis tornando-o num dos mais respeitados produtores da região. Em 1984, foi construída a moderna adega na Quinta da Invejosa onde, em meados da década de 1990, a família iniciou o engarrafamento de vinho com marca própria.

Hoje, a Filipe Palhoça Vinhos possui 112 hectares de vinhas que se estendem pelas planícies arenosas da região repartidas por 11 propriedades situadas em Poceirão, Fernando Pó e Marateca. Falando das castas plantadas, não faltam, claro, as típicas da região como a Castelão, Fernão Pires Moscatel Graúdo ou Moscatel Roxo.

Recentemente, construiu uma nova adega na Quinta da Invejosa, tem apostado forte na vertente de enoturismo e possui um portfólio com mais de duas dezenas de referências entre vinhos tranquilos, moscatéis, espumantes, aguardentes e os sempre práticos bag-in-box. Mas durante o ano de 2022 haverá novos lançamentos.

A título de curiosidade, o nome Quinta da Invejosa não surgiu por acaso. Durante anos, a quinta esteve esquecida, mas quando o sogro de Filipe Palhoça viu o seu potencial, logo surgiram interessados em comprá-la. Mas por aquelas bandas a palavra falou mais alto e a quinta foi para a família que a baptizou pela cobiça que despertou.